A União Europeia anunciou nesta 3ª feira (23.jun.2026) um pacote de investimentos de cerca de R$ 1,5 bilhão (266 milhões de euros) em 4 projetos de infraestrutura no Brasil em Estados da região Norte e Nordeste.

O anúncio foi realizado durante a abertura do 2º Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia, que teve a participação do comissário europeu para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, e dos ministros Márcio Elias Rosa (Indústria) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

PROJETOS DE INFRAESTRUTURA

O principal investimento da iniciativa é o projeto “Mais Conectado”, que ampliará o cabo submarino EllaLink, que liga o Brasil à Europa. A expansão do sistema vai conectar os Estados do Pará e do Maranhão. O aporte total para o projeto será de 260 milhões de euros.

Outro destaque da parceria é o “H2UUppp”, um acordo de cooperação para fomentar o mercado de hidrogênio renovável, com 3 milhões de euros da União Europeia e 500 mil euros do governo alemão. A iniciativa vai apoiar projetos de hidrogênio verde no Brasil.

INVESTIMENTO NA AMAZÔNIA

Parte do investimento será destinado a cidades da região Norte. Em conjunto com a Finlândia e a Espanha, o bloco europeu planeja financiar a instalação de estruturas de conectividade em 6 comunidades remotas do Amazonas, usando tecnologia 4G da Nokia e conectividade da operadora Hispasat. O montante destinado ao projeto será de 1,5 milhão de euros.

Além disso, o bloco vai investir na participação política de mulheres indígenas no Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Serão 777 mil euros para apoiar 25 organizações de mulheres e jovens de comunidades locais.

FÓRUM BRASIL-UE

Organizado pela ApexBrasil, pela União Europeia e pelo Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), o Fórum de Investimentos Brasil-União Europeia reúne a cúpula diplomática europeia no Brasil e autoridades e executivos brasileiros para promover o diálogo econômico bilateral e oportunidades estratégicas de comércio e investimento, com foco no acordo comercial entre o Mercosul e o bloco europeu.

São discutidos assuntos relacionados à transição energética, infraestrutura digital, minerais críticos, economia de dados e cadeias de valor sustentáveis.

A abertura oficial teve a presença de integrantes do governo e integrantes da União Europeia. Eis os participantes:

  • Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços;
  • Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
  • Jozef Síkela, Comissário Europeu para Parcerias Internacionais;
  • Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil;
  • Laudemir André Muller, presidente da ApexBrasil;
  • José Pio Borges, presidente do Conselho Curador do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais)

Um dos principais pontos de discussão no fórum gira em torno da transformação do Brasil de exportador de matérias-primas brutas para polo de processamento industrial sustentável de alto valor agregado. Durante o evento, autoridades e executivos brasileiros e europeus defenderam que o estabelecimento de parcerias nas áreas de energia, infraestrutura, tecnologia, saúde e minerais críticos.