
Assista a um gol de Léo Jaba pelo Vasco, em 2021 A participação do atacante Léo Jabá no campeonato amador de Itu terminou em polêmica. Suspenso do futebol por doping desde o fim de 2025, o ex-jogador de Corinthians e Vasco atuou em quatro partidas pelo Palestra Novo Itu e acabou no centro de um julgamento que resultou na perda de 12 pontos da equipe. A punição foi mantida pela Comissão Disciplinar da competição mesmo após recurso apresentado pelo clube. Com isso, o Palestra Novo Itu caiu para a sexta colocação do Grupo B e ficou fora do mata-mata. Léo Jabá em campo pelo Palestra Itu Sibele Lins / @Sibelins Veja também + Outras notícias do ge.globo/tvtem A discussão girou em torno da condição de jogo do atleta, que ainda cumpre suspensão aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, além de questionamentos sobre um possível vínculo profissional com o São Bernardo. Procurado pelo ge, o clube do ABC afirmou que o atacante não possuía mais vínculo contratual antes de acertar sua participação na competição amadora. Léo Jabá em campo pelo Palestra Novo Itu Sibele Lins / @Sibelins Nas redes sociais, o Palestra Novo Itu contestou a decisão, alegando que a inscrição do atleta foi realizada dentro dos prazos previstos e que o regulamento da competição não impede a participação de atletas punidos por doping. Em nota, a diretoria afirmou considerar a punição injusta, questionou a condução do processo disciplinar e informou que estuda medidas judiciais contra a Liga Ituana. A situação ganhou repercussão entre integrantes do futebol amador da região, já que Léo Jabá havia participado de competições de várzea em outras cidades do estado sem registros de casos semelhantes. Léo Jaba em campo pelo Palestra Novo Itu Reprodução / Instagram Revelado pelo Corinthians, o atacante de 27 anos foi suspenso por quatro anos pelo TJD-AD após testar positivo para duas substâncias em exame antidoping realizado depois da partida entre São Bernardo e Corinthians, pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2025. No profissional do Timão, Jabá atuou em 19 jogos em 2016 e 2017. Também jogou no Vasco em 2021. Léo Jabá comemora gol do Corinthians Marcos Ribolli Apesar da polêmica, o amador de Itu segue normalmente. As semifinais estão marcadas para julho, com os confrontos entre Grêmio Olimpikus e Portal do Éden, além de Adega Nação e Juventus. As partidas serão disputadas em jogo único no estádio Novelli Júnior. Nota oficial do Palestra Novo Itu "Estamos sendo injustiçados! Seguimos o que está no regulamento, fazemos tudo dentro dos prazos estipulados e, mesmo assim, estamos sendo punidos por algo que nunca antes foi visto na várzea. O Palestra Novo Itu F.C. sempre entrou em campo com respeito, transparência e compromisso com o futebol. Nossa história foi construída na luta, na honestidade e no amor pela camisa. Não estamos aqui para criar polêmica, mas sim para defender aquilo que acreditamos ser justo. Futebol de várzea sempre foi decidido dentro de campo, com raça, suor e bola rolando. Seguiremos de cabeça erguida, unidos e mais fortes do que nunca. Porque quem conhece nossa caminhada sabe da seriedade do nosso trabalho".