whatsapp-image-2026-06-20-at-16.26.18.jpeg
Rafael Soriano, do Vitória-ES, fala após triunfo sobre o Betim, pela Série D O triunfo do Vitória-ES por 1 a 0 sobre o Betim (assista), no jogo de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, foi construída muito além dos 90 minutos disputados no Salvador Costa. Na avaliação do técnico Rafael Soriano, o resultado foi fruto de um planejamento que leva em consideração não apenas o confronto do sábado, mas a maratona decisiva que o Alvianil enfrenta entre a competição nacional e a Copa Espírito Santo. Veja mais notícias no ge.globo/es Veja a tabela atualizada da Série D + 📱​ Siga o Globo Esporte Espírito Santo no Instagram Após a partida, o treinador destacou que a prioridade era conquistar a vantagem no primeiro duelo do mata-mata, sem perder de vista que a classificação será definida ao longo de dois jogos. — A Série D é uma competição muito difícil e a gente está enfrentando uma grande equipe também. Vencer o jogo era o nosso principal objetivo. Óbvio que, se a gente tivesse ampliado, como tivemos chance no final, seria melhor, mas era garantir o melhor resultado possível nesses 90 minutos, porque é uma decisão de 180. A gente acredita muito que, fora de casa, tem até um retrospecto melhor do que dentro de casa. Então, a gente acreditava muito que ia conseguir um resultado aqui e continua acreditando que a gente consiga a classificação lá, se Deus quiser — afirmou. Vitória-ES Clara Fafá/Vitória FC A explicação também ajuda a entender algumas das decisões tomadas por Soriano ao longo da partida. Em meio a uma sequência intensa de compromissos, o treinador vem administrando a minutagem do elenco para manter a equipe competitiva nas duas frentes da temporada. O Vitória-ES disputa simultaneamente o mata-mata do Campeonato Brasileiro Série D e as semifinais da Copa Espírito Santo. Desde o empate em 2 a 2 com o Vilavelhense, na última quarta-feira, o Time de Bento Ferreira iniciou uma sequência de cinco partidas decisivas em pouco mais de duas semanas. Segundo Soriano, o controle da carga física foi determinante para as substituições promovidas diante do Betim. — As escolhas passam por duas situações. A primeira é a situação do jogo que a gente está jogando e a minutagem, porque estamos fazendo um jogo a cada três dias. Temos uma sequência de cinco jogos e, se Deus quiser, de mais jogos pela frente. Então, por exemplo, a gente vai precisar do Tony na terça-feira porque o Patrick está expulso na Copa Espírito Santo. A gente tira o Tony um pouquinho antes, coloca o Patrick e, principalmente do meio para frente, tenta rodar bastante a equipe para equilibrar e ter uma equipe intensa durante os 90 minutos. Obviamente, os jogadores que entram entram mais descansados. É para que a gente possa controlar essa carga por conta da sequência, porque já temos outra decisão na terça-feira, aqui contra o Vila — explicou. Dentro de campo, o planejamento deu resultado. Depois de um primeiro tempo equilibrado e com poucas oportunidades, o Vitória-ES cresceu na etapa final e construiu a vitória com um gol de Tony, em cobrança de pênalti sofrido pelo próprio atacante. O placar de 1 a 0 garante ao Alvianil a vantagem de jogar pelo empate no confronto de volta. O duelo decisivo pela segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D será disputado no próximo sábado, às 15h (de Brasília), na Arena Gregorão, em Contagem. Antes disso, o Vitória-ES volta a campo nesta terça-feira, no Salvador Costa, para enfrentar o Vilavelhense pelo jogo de volta das semifinais da Copa Espírito Santo. + 📺 Assista aos vídeos da edição capixaba do programa Globo Esporte! Assista: tudo sobre o Vitória-ES no ge.globo, na TV Gazeta e no sportv Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads, Facebook e no WhatsApp.