Urna eletrônica foi introduzida no Brasil nas Eleições Municipais de 1996
A votação eletrônica é o registro dos votos em equipamento eletroeletrônico – a urna eletrônica – desenvolvido pela Justiça Eleitoral brasileira para esse fim. O termo é encontrado no Glossário Eleitoral, plataforma on-line do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O sistema foi implantadono Brasil nasEleiçõesMunicipais de 1996, ocasião em que 30% doeleitoradovotounessa modalidade.
Na eleição seguinte, em1998,a votação eletrônicafoi expandida para cerca de 60% do eleitorado, nascidades acima de 40 mil eleitores.
Apartir dasEleiçõesMunicipais de2000, todos os eleitorespassaram avotar nas urnas eletrônicas.