A condenação do empresário Rodrigo Branco por declarações racistas contra a médica e campeã do BBB 20, Thelma Assis, voltou ao centro das discussões nas redes sociais após mensagens de apoio deixadas por celebridades em uma publicação do empresário. O episódio reacendeu o debate sobre a responsabilização por falas discriminatórias e sobre a forma como figuras públicas reagem a casos de racismo. Veja os principais pontos do caso.

O que aconteceu?

A origem do processo remonta a 2020. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Rodrigo Branco comentou a participação de Thelma Assis no BBB 20 e afirmou que ela só recebia apoio do público “porque é negra e coitada”.

Na mesma live, ele também atacou a jornalista Maju Coutinho, dizendo que a apresentadora “só está lá por causa da cor”. As declarações provocaram forte repercussão negativa e levaram Thelma a buscar reparação na Justiça.

O que decidiu a Justiça?

Seis anos depois das declarações, Rodrigo Branco foi condenado por danos morais em ação movida por Thelma Assis. A sentença determinou o pagamento de R$ 76 mil à médica.

Além da indenização, o empresário foi obrigado a divulgar uma retratação pública. Na última terça-feira (23), ele publicou um vídeo em suas redes sociais comunicando o cumprimento da decisão judicial e reconhecendo os efeitos de suas falas.

Veja abaixo:

https://www.instagram.com/reel/DZ6BM7funv1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==

Como surgiram as críticas aos famosos?

Foi justamente na publicação da retratação que personalidades como Xuxa Meneghel, Deborah Secco, Adriane Galisteu e Astrid Fontenelle deixaram mensagens de apoio ao empresário.

As manifestações geraram críticas nas redes sociais. Internautas apontaram que os comentários destacavam a suposta evolução pessoal de Rodrigo Branco em vez de dar protagonismo à vítima do caso. Também houve quem lembrasse que a retratação não foi espontânea, mas resultado de uma determinação judicial.

O que aconteceu após a repercussão?

Diante das críticas, alguns famosos voltaram atrás. Xuxa e Astrid Fontenelle apagaram mensagens em que parabenizavam o empresário.

Astrid foi uma das que se manifestaram publicamente. Em vídeo publicado nas redes sociais, a apresentadora afirmou que não compactua com crimes raciais e reconheceu que a mensagem deixada por ela foi inadequada.

Segundo Astrid, a reflexão ocorreu após uma conversa com o filho, Gabriel, que a alertou para a gravidade do caso. “Não sou de fugir das responsabilidades. Olho no olho da câmera, pontuo, aprendo. Não compactuarei com crimes raciais. Com ninguém”, declarou.

O que disse Thelma Assis?

Após a vitória na Justiça, Thelma afirmou que a decisão representa mais do que uma reparação individual e simboliza uma resposta importante contra o racismo.

“Eu precisava que a Justiça reconhecesse o fato, e ela foi feita. Foram seis anos lutando praticamente sozinha, somente com o apoio da minha família e dos meus advogados, contra uma injúria racial covarde, já que eu estava confinada na época do ocorrido e não pude me defender”, afirmou a médica.

Veja abaixo:

https://www.instagram.com/p/DZnizwkCVAx/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==

Por que o caso voltou a repercutir?

Embora a condenação tenha encerrado uma longa disputa judicial, as manifestações de apoio ao empresário feitas por celebridades acabaram abrindo uma nova discussão sobre racismo, responsabilização e a forma como pedidos de desculpas e processos de reparação são recebidos pela opinião pública.