
Dessa forma, aprender a se comunicar, na etapa escolar é aprender a lidar com a vida e os mais diversos desafios que ela poderá apresentar, pois ao inserir a comunicação como elemento estruturante das práticas pedagógicas, a escola amplia as possibilidades de aprendizagem e fortalece aptidões essenciais para a formação integral dos alunos. Em um contexto marcado cada vez mais pela necessidade do diálogo, aprender a comunicar-se é também uma forma de aprender a conviver, participar e atuar de maneira consciente na sociedade.