A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, voltou a afirmar a estratégia da estatal de duplicar a capacidade de produção de fertilizantes no Brasil por meio de unidades próprias, em um movimento alinhado aos objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes.
O movimento faz parte do projeto de redução de dependência externa do país em um insumo considerado estratégico para o agronegócio.
A sinalização foi feita nesta quarta-feira (24) pela presidente da Petrobras, ao comentar os projetos da companhia para o segmento. Segundo ela, a estatal busca identificar oportunidades que conciliem disciplina de capital, retorno financeiro e contribuição ao desenvolvimento nacional.
Leia Mais
-
Petrobras avalia como tornar Brasil autossuficiente em diesel e gasolina
-
Petrobras mira zerar importação de diesel em até cinco anos
-
Magda diz que 'fase de desinvestimentos da Petrobras acabou'
“Estamos considerando a hipótese de duplicar todas essas nossas fábricas, seja a Ansa, as Fafens ou a UFN-III, no Centro-Oeste“, afirmou a executiva.
A executiva destacou a elevada dependência brasileira das importações de fertilizantes e defendeu maior participação da Petrobras no abastecimento doméstico.
“Falamos muito do país do agro, falamos muito que o agro é pop, mas nos conformamos em importar fertilizantes no volume que o Brasil vem importando. É isso que a Petrobras vem atender.”
Chambriard reforçou que a localização da unidade em construção em Mato Grosso do Sul traz vantagens competitivas. “O Centro-Oeste concentra cerca de 40% da demanda nacional de ureia. Ganhamos uma brutal redução de custos logísticos, além de aumentar a confiabilidade do abastecimento”, disse.