A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, voltou a afirmar a estratégia da estatal de duplicar a capacidade de produção de fertilizantes no Brasil por meio de unidades próprias, em um movimento alinhado aos objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes.

O movimento faz parte do projeto de redução de dependência externa do país em um insumo considerado estratégico para o agronegócio.

A sinalização foi feita nesta quarta-feira (24) pela presidente da Petrobras, ao comentar os projetos da companhia para o segmento. Segundo ela, a estatal busca identificar oportunidades que conciliem disciplina de capital, retorno financeiro e contribuição ao desenvolvimento nacional.

Leia Mais

“Estamos considerando a hipótese de duplicar todas essas nossas fábricas, seja a Ansa, as Fafens ou a UFN-III, no Centro-Oeste“, afirmou a executiva.

A executiva destacou a elevada dependência brasileira das importações de fertilizantes e defendeu maior participação da Petrobras no abastecimento doméstico.

“Falamos muito do país do agro, falamos muito que o agro é pop, mas nos conformamos em importar fertilizantes no volume que o Brasil vem importando. É isso que a Petrobras vem atender.”

Chambriard reforçou que a localização da unidade em construção em Mato Grosso do Sul traz vantagens competitivas. “O Centro-Oeste concentra cerca de 40% da demanda nacional de ureia. Ganhamos uma brutal redução de custos logísticos, além de aumentar a confiabilidade do abastecimento”, disse.