A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24), diante da Escócia, pela terceira e última rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Mas, além da disputa pela liderança da chave, uma pergunta domina o noticiário esportivo: afinal, Neymar vai jogar?
Leia também: Ancelotti, o Brasil está em primeiro, mas isso é bom?
A resposta é sim. O camisa 10 estará à disposição de Carlo Ancelotti e deve fazer sua estreia no Mundial, embora não comece entre os titulares. Segundo informações publicadas pelo jornalista Cosme Rímoli, do R7, o plano da comissão técnica é utilizar Neymar apenas na reta final da partida.
A estratégia de Ancelotti é clara: colocar o atacante em campo por cerca de 15 a 25 minutos, preferencialmente quando o Brasil já estiver em vantagem no placar. O treinador italiano não pretende acelerar o retorno do jogador, que está sem atuar há mais de um mês e se recupera de uma lesão na panturrilha.
Ainda de acordo com a publicação, Neymar deve entrar por volta dos 30 minutos do segundo tempo. O objetivo é preservar o principal astro da equipe para a fase eliminatória, evitando qualquer risco de agravamento da lesão. A preocupação da comissão técnica é grande, especialmente pelo histórico recente do atacante, que acumula diversas lesões ao longo da carreira.
Ancelotti também já definiu a função que Neymar terá na equipe. O treinador não vê mais o camisa 10 atuando aberto pelas pontas. A tendência é que ele jogue centralizado, como segundo atacante ou falso centroavante, participando mais da criação das jogadas e das finalizações, com menor desgaste físico.
Assim, tudo indica que a torcida brasileira verá Neymar em campo pela primeira vez nesta Copa do Mundo. A expectativa, porém, é de uma participação controlada e cuidadosamente planejada pela comissão técnica italiana.