
Trabalhadores que ainda têm valores a receber do antigo fundo PIS/Pasep começam a receber nesta quinta-feira (25),um novo lote do chamado dinheiro esquecido. Nesta etapa, o pagamento contempla quem solicitou o ressarcimento até 31 de maio.
Quem fizer o pedido até 30 de junho receberá os valores em 27 de julho, conforme o calendário do governo. O saldo médio disponível é de R$ 2,8 mil por beneficiário, mas o valor varia de acordo com o tempo de trabalho e o salário da época. Os recursos foram corrigidos pela inflação.
A consulta pode ser feita pelo site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Para acessar a plataforma é necessário ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro. Caso o ressarcimento não seja solicitado até setembro de 2028, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.
Como consultar o dinheiro esquecido no PIS/Pasep
O trabalhador deve acessar o portal Repis Cidadão, fazer login com a conta gov.br e informar o número do PIS/NIS. Se houver valores disponíveis, o sistema indicará as próximas etapas para solicitar o pagamento.
Têm direito ao dinheiro esquecido no PIS/Pasep os trabalhadores que participaram do antigo fundo e ainda não sacaram as cotas, além de seus herdeiros, quando o titular já faleceu.
Como pedir o ressarcimento
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. O beneficiário precisa apresentar um documento oficial de identificação.
No caso de herdeiros, é necessário enviar documentos que comprovem o direito ao saque, como certidão de dependentes, autorização judicial ou escritura pública, conforme a situação.
Após a solicitação, a Caixa analisa o pedido e encaminha as informações ao Ministério da Fazenda. O pagamento é realizado diretamente em conta da Caixa ou em uma poupança social digital, seguindo o calendário oficial.
The post Novo lote do “dinheiro esquecido” do PIS/Pasep começa a ser pago; veja quem recebe appeared first on InfoMoney.