Lula e a senadora Teresa Leitão (PT-PE). Foto: Reprodução
O presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado, em substituição a Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função na quarta (24). Ele informou a escolha no X e atribuiu à parlamentar a tarefa de negociar pautas de interesse do Palácio do Planalto na Casa.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, afirmou.
Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros.
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2026
Teresa agradeceu ao presidente pela “confiança” e disse que pretende atuar para aproximar o governo da base no Congresso. A senadora afirmou que buscará “fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)”.
A nova líder também citou as prioridades de Lula ao anunciar sua designação. Ela disse que trabalhará para a construção de consensos e para o avanço de pautas “como o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança Pública e outras medidas voltadas ao desenvolvimento do país, à justiça social e à melhoria da qualidade de vida da população”.
Lula e o senador Jaques Wagner. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Jaques Wagner deixou a liderança do governo no Senado dias após entrar na lista de alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
A troca ocorre também em meio a desgaste entre o governo e Davi Alcolumbre. Aliados de Lula atribuem ao presidente do Senado derrotas recentes do Planalto, entre elas a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal e o avanço de propostas que aumentam despesas públicas.
Professora e sindicalista, Teresa Leitão tem 74 anos e chegou ao Senado depois de exercer cinco mandatos como deputada estadual em Pernambuco. Ela é formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco.
Nas eleições de 2022, Teresa se tornou a primeira mulher eleita senadora por Pernambuco, com mais de 2 milhões de votos. No Senado, integra como titular as comissões de Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura e Esporte; antes da escolha de Lula, liderava o PT na Casa.
Quem é Teresa Leitão
Primeira mulher da história eleita para representar o estado de Pernambuco no Senado, Teresa Leitão é professora, pedagoga e sindicalista. É formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco e atuou na rede de ensino básico.
Ela ganhou destaque no movimento sindical do magistério pernambucano, participando de greves históricas e da organização de servidores pós-Constituição de 1988 e ingressou no PT em 2000, chegando a presidir o diretório estadual da sigla em Pernambuco.
Eleita deputada estadual pela primeira vez em 2022, ela exerceu cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), liderando a bancada do PT e integrando Na assembleia, liderou a bancada do PT e integrou de forma permanente as comissões de Educação e Cultura e de Defesa dos Direitos da Mulher.
Em 2022, integrou a equipe de transição do Governo Lula no grupo técnico de Educação, diagnosticando cortes orçamentários e articulando a recomposição de verbas para institutos federais e merenda escolar. No Senado, foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado para o biênio 2025–2026, onde priorizou a discussão das metas e o financiamento do Plano Nacional de Educação (PNE).