A vitória da seleção do Brasil por 3 a 0 contra o Haiti, no 2º jogo da equipe na Copa do Mundo de 2026, provocou uma queda máxima de 9,6% na carga do SIN (Sistema Interligado Nacional). A partida foi realizada na 6ª feira (19.jun.2026).

Os dados são do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Segundo o órgão, a variação no consumo exigiu monitoramento especial da operação para absorver as rápidas oscilações da carga elétrica durante a noite.

O menor patamar registrado no sistema foi de 73.616 MW (megawatts). O pico de baixa foi registrado às 23h30, na reta final do confronto.

COMPORTAMENTO DA CARGA

A queda na demanda de energia começou antes do início da partida. Às 20h30, uma hora antes do jogo, o ONS identificou redução de cerca de 6.700 MW na comparação com a carga típica para o horário. O volume equivale ao consumo médio de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Durante o 1º tempo, iniciado às 21h30, o consumo ficou 7.500 MW abaixo do comportamento considerado padrão. A retração reflete o período em que milhões de brasileiros interrompem suas atividades e se concentram diante das televisões. O comportamento, segundo o ONS, repete padrão histórico observado em outros jogos do Brasil em Copas do Mundo.

OSCILAÇÕES RÁPIDAS

As pausas na partida geraram retomadas abruptas no consumo, impulsionadas pelo uso simultâneo de eletrodomésticos, preparo de alimentos e abertura de geladeiras.

Eis os dados das rampas de elevação de carga registrados pelo operador:

  • intervalo (22h34) – a carga subiu 2.279 MW em apenas 9 minutos. O volume é equivalente ao consumo médio do Estado do Ceará;
  • fim do jogo (23h50) – o sistema registrou um aumento de 2.420 MW em 17 minutos, o que corresponde à carga média do Estado do Maranhão.