O comando militar conjunto do Irã, o Quartel-General Central de Khatam al-Anbiya, anunciou neste sábado (20) o fechamento do Estreito de Ormuz ao tráfego de embarcações. A medida, segundo a agência estatal iraniana Mehr e a emissora estatal IRIB, foi justificada por supostas violações de um acordo de cessar-fogo por parte dos Estados Unidos e de Israel.

Em comunicado, os militares classificaram o fechamento como “primeiro passo” em resposta ao que descreveram como descumprimento de compromissos. A nota alertou que novas ações serão adotadas caso a “agressão” persista.

Declaração oficial

“Em vista da má fé dos Estados Unidos e da clara violação de seus compromissos ao não implementar o primeiro artigo do memorando que põe fim à guerra, e em resposta à contínua e persistente violação do cessar-fogo pelo regime sionista no sul do Líbano, anuncia-se, por meio deste, o fechamento do Estreito de Ormuz à passagem de embarcações”, declarou o Quartel-General Central de Khatam al-Anbiya, conforme divulgado pela emissora estatal IRIB.

Ataques no Líbano

Na manhã deste sábado, ataques israelenses atingiram várias cidades no sul do Líbano. A Defesa Civil libanesa informou que pelo menos 16 pessoas morreram e 12 ficaram feridas. As equipes de resgate retiraram 47 cidadãos para locais seguros na região de Nabatieh. Os bombardeios ocorrem apesar da renovação do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah na sexta-feira (19).

Diplomacia em Washington

Israel e o Líbano devem participar de outra rodada de reuniões diplomáticas em Washington na próxima semana, conforme fontes oficiais.