A divisão naval da IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica do Irã) alertou os navios para que não se aproximem do Estreito de Ormuz, após o Irã declarar o fechamento da hidrovia neste sábado (20).
Um repórter da emissora estatal iraniana IRIB informou que a Marinha da IRGC transmitiu uma mensagem de alerta e contatou diretamente as embarcações na área.
A Marinha advertiu que as embarcações que tentassem cruzar o estreito poderiam encontrar minas ou ser alvejadas pelas forças navais.
Leia Mais:
-
Trump: Não haverá cobrança de pedágio em Ormuz, a menos que EUA imponham
-
Paquistão diz que conversa entre EUA e Irã está marcada para domingo (21)
-
EUA rebatem mídia do Irã e dizem que navios continuam passando por Ormuz
O repórter da IRIB destacou que o tráfego no Golfo Pérsico estava “ainda mais leve” do que algumas horas antes.
O memorando de entendimento entre EUA e Irã não abordou se o regime iraniano manterá o controle sobre o estreito.
Os navios poderão navegar gratuitamente por “apenas 60 dias”, enquanto o Irã e seus vizinhos do Golfo negociam um novo acordo para a passagem — o que significa que Teerã poderá ter permissão para cobrar taxas.
Trump insistiu nesta semana que o estreito estaria aberto “sem custos de navegação durante os primeiros 60 dias e depois disso”.
Por que o Estreito de Ormuz é tão importante para a economia do mundo?