A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, comunicou neste sábado (20) que requisitou à Polícia Federal a abertura de investigação para identificar o responsável por um suposto ataque hacker ao sistema de alertas por celular do órgão. A ocorrência se deu na madrugada do mesmo dia.
Entre 1h e 2h da madrugada, usuários de todo o país relataram ter recebido um alerta sonoro incomum. O aviso, originalmente destinado a situações de risco extremo, como ciclones e desabamentos, foi utilizado para transmitir a mensagem "misantropia". O sistema emite som característico e vibração nos dispositivos móveis para chamar a atenção da população.

Solicitação de investigação
De acordo com o ministério, o alerta foi "ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil". Como medida preventiva, o sistema de avisos foi desativado e só será reativado "quando todas as condições de segurança forem restabelecidas".
Além da Polícia Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também está conduzindo apurações sobre o caso. A Anatel afirmou que "não há, neste momento, qualquer motivo para preocupação por parte da população em decorrência das mensagens recebidas" e reforçou que o sistema de alertas sonoros é "apto a cumprir seu propósito de apoiar as ações de prevenção e resposta a desastres, contribuindo para a proteção da população e a preservação de vidas".
Contexto e próximos passos
O sistema de alertas via celular é um mecanismo do governo federal para notificar rapidamente a população em casos de desastres naturais iminentes. O ataque, se confirmado, levanta questões sobre a segurança cibernética de infraestruturas críticas. As investigações da PF e da Anatel buscarão determinar a origem do comando remoto e as vulnerabilidades exploradas.