Famosos como Astrid Fontenelle, 65, e Xuxa Meneghel, 63, apagaram suas respectivas interações em um vídeo publicado pelo empresário Rodrigo Branco, 41.
Na publicação, o diretor de TV se pronunciou após ser condenado a pagar uma indenização de R$ 40 mil, além dos juros e correção monetária, a médica anestesista e ex-BBB Thelma Assis, 41, por danos morais, em decorrência de comentários com teor racista feitos em 2020, quando ela participava do Big Brother Brasil, da TV Globo.
Leia Mais
-
Thelminha atinge pico de buscas após fim de disputa judicial por racismo
-
Astrid Fontenelle se desculpa por comentário em postagem de Rodrigo Branco
-
Famosos apoiam empresário após condenação por racismo contra Thelminha
Na época, ele participava de uma live com a influenciadora e DJ Ju de Paulla quando disse que torcer pela jogadora era “racismo”. Ainda na transmissão, Rodrigo citou a jornalista Maju Coutinho sob o argumento de que, mulheres negras seriam favorecidas apenas por serem negras.
Em seu pronunciamento, Rodrigo declarou que irá quitar o valor de maneira integral, e aproveitou o momento para pedir desculpas pelas falas, afirmando que passou a enxergar o episódio como parte de um longo processo de aprendizado e amadurecimento.
Rapidamente, a publicação recebeu uma série de comentários de amigos que elogiaram o posicionamento do empresário. No entanto, ao longo da terça-feira (23), algumas das mensagens começaram a ser deletadas por conta da repercussão negativa diante do público.
Astrid Fontenelle, que inicialmente havia elogiado a postura de Rodrigo, o incentivando a engajar na luta antirracista apagou a mensagem e compartilhou um vídeo afirmando que, após ser alertada pelo filho, Gabriel Fontenelle de Brito, 18, reconheceu que não se tratava de um mero “erro” a ser perdoado, mas de um crime.
“A discussão do momento, que me envolve, é sobre um crime racial que, depois de seis anos, muito tempo, a Thelminha ganhou. E aí, o racista em questão fez um post lá, me ligou, me encheu o saco. Falei que não tinha nada para falar”, explicou ela.
A apresentadora afirmou ter errado e confessou ter aprendido com o filho sobre o chamado “pacto da branquitude”, conceito criado pela psicóloga e pesquisadora Cida Beto, em que pessoas brancas atenuam as violências cometidas por outras pessoas brancas contra pessoas racializadas.
“Errei no seguinte aspecto: eu falei: ‘errou, mas cometeu um crime’. E isso precisa ser martelado. E eu o chamei para a luta antirracista. Errei de novo. Aprendi hoje um pouco melhor o tamanho e a dimensão que é o pacto da branquitude”, contou.
Ver essa foto no InstagramUm post compartilhado por Astrid Fontenelle (@astridfontenelle)
Ainda segundo internautas, a apresentadora Xuxa Meneghel também deletou o comentário e deixou de seguir Rodrigo no Instagram.
Xuxa deleta comentário em apoio a Rodrigo Branco • Instagram/Rodrigo Branco