Os Estados Unidos flexibilizaram as restrições de viagem impostas à seleção do Irã durante a Copa do Mundo. O DHS (Departamento de Segurança Interna) autorizou a entrada da delegação iraniana no país 2 dias antes da partida contra a seleção adversária, marcada para 2ª feira (26.jun.2026), em Seattle. As informações são da Reuters.
Até então, os jogadores e integrantes da comitiva só podiam ingressar em território norte-americano na véspera de cada jogo. Apesar da mudança, a delegação continuará obrigada a deixar os Estados Unidos no mesmo dia em que a partida terminar.
“O time do Irã ainda precisará deixar o país no dia da partida. As medidas e os protocolos de segurança permanecem os mesmos. Seguimos comprometidos em proporcionar o torneio mais seguro possível para jogadores, integrantes das delegações e torcedores”, afirmou um porta-voz do DHS à agencia.
PRESSÃO DO IRÃ
Segundo o governo norte-americano, a flexibilização vale especificamente para a 3ª partida da seleção iraniana no torneio. Desde o início da competição, a equipe tem viajado de sua base em Tijuana, no México, para os Estados Unidos apenas 1 dia antes dos jogos.
As restrições motivaram críticas da comissão técnica iraniana. O treinador da seleção afirmou que o Irã era “a seleção mais oprimida de toda a Copa do Mundo”. Na semana passada, o governo iraniano indicou que poderia apresentar uma reclamação formal à Fifa contra as limitações impostas à delegação.
Em março de 2026, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou que a seleção iraniana seria bem-vinda para disputar a Copa do Mundo, mas considerou inadequada a permanência da delegação no país entre as partidas, alegando preocupações com a segurança dos integrantes da equipe.