A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de Roraima, Nelita Frank, tem adotado uma estratégia de omitir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de suas propagandas eleitorais veiculadas em redes sociais, rádio e televisão. A eleição suplementar ocorre neste domingo (21) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do ex-governador Antonio Denarium (Republicanos).

Contexto político local

Roraima é um estado com predominância de eleitores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2022, Lula obteve menos de 24% dos votos válidos no estado, contra 76% de Bolsonaro. Diante desse cenário, a campanha de Nelita Frank optou por evitar a nacionalização do pleito, concentrando-se em temas regionais.

Conteúdo da propaganda

No horário eleitoral gratuito, a candidata apresenta propostas como o combate ao garimpo ilegal, o reforço na fiscalização ambiental e a defesa da proteção de mulheres e crianças. Não há menção ao nome de Lula nem uso de sua imagem. Quem aparece pedindo votos são dois pré-candidatos à Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Ramos e Edgard Zanette.

Troca de candidatura

Nelita Frank foi escolhida como candidata do PT após o Supremo Tribunal Federal (STF) firmar entendimento sobre o prazo menor de desincompatibilização eleitoral. Inicialmente, o partido havia lançado Antônia Pedrosa, que foi barrada pela decisão da Suprema Corte.

Justificativa da campanha

A assessoria da candidata informou, por meio de nota, que a presença de Lula não deve ser avaliada apenas pelas aparições nas peças publicitárias. A nota ressalta que o calendário eleitoral é extremamente reduzido e que o debate está focado nos problemas de Roraima. “A campanha optou por priorizar a apresentação de propostas e o diálogo direto com a população sobre temas locais. O apoio do presidente Lula é público e conhecido, mas a campanha entendeu que o centro da comunicação deveria ser Roraima e os roraimenses”, diz o texto.