
Rodrigo França comenta momento de Bortoleto, que diz viver melhor fase da carreira O GP da Áustria será disputado neste domingo no Red Bull Ring, onde o brasileiro Gabriel Bortoleto tem boas memórias: foi o palco de seus primeiros pontos na F1, quando chegou na oitava colocação com a Sauber. O ano de estreia rendeu ainda pontuações em outros GPs e teve na Hungria sua melhor colocação, com a sexta posição em Budapeste. Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp 🔍 Adicione o ge nas suas fontes favoritas do Google Gabriel Bortoleto no GP de Barcelona-Catalunha de F1 Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images Na sexta-feira, a partir das 8h30, você acompanha ao vivo o primeiro e o segundo treino livre do GP da Áustria no sportv3. A transmissão do terceiro treino livre é no sábado, às 7h30; às 11h, o sportv3 também exibe a classificação para a corrida. O GP da Áustria será no domingo, a partir das 10h, com transmissão ao vivo do sportv3 e da TV Globo. O ge acompanha tudo em tempo real. Em 2026, Bortoleto começou o ano com uma marca histórica ao conquistar os primeiros pontos da Audi na F1, com o nono lugar na pista de Albert Park no GP da Austrália, na abertura do Mundial deste ano. Desde então, no entanto, o time terminou sempre perto dos pontos, mas ficou no zero – o brasileiro inclusive vem de dois 11º lugares nos GPs de Barcelona-Catalunha e Mônaco. Apesar disso, o brasileiro disse ao ge.globo em entrevista exclusiva que vive neste ano seu melhor momento na carreira e tem grandes expectativas para o futuro com a Audi: - Como piloto, não tenho dúvida que esse é o meu melhor momento, que eu tenho mais conhecimento técnico, melhor relação com a equipe e estou pilotando no meu melhor. Obviamente, se a gente olhar resultado, eu fui campeão nas duas categorias passadas, com a F2 e F3 seguidas. Então com certeza como resultado de carreira foram os melhores momentos, mas ano passado eu fui sexto com a Sauber em Budapeste, somei muitos pontos naquele ano com um carro que começou o ano como o pior carro do grid, então foi um ano incrível. Nesse ano já de cara a gente somou pontos na primeira etapa, já fizemos dois Q3, então tem sido também até agora um ano positivo. Com um chassi que é considerado um dos quatro melhores do grid, a Audi busca agora melhorar sua unidade de potência. A FIA implementou para 2026 um mecanismo no regulamento que ajuda a equalizar o desempenho das unidades de potência, o ADUO (Additional Development and Upgrades Opportunities na sigla em inglês). Gabriel Bortoleto na classificação para o GP de Barcelona-Catalunha de F1 2026 Andy Hone/LAT Images Ele permite que as equipes que estejam atrás na potência do motor a combustão possam fazer melhorias e atualizações, para chegar no nível do melhor motor na medição. O primeiro cálculo apontou o da Red Bull-Ford como o melhor, permitindo atualizações aos outros times, incluindo a Audi. Segundo Bortoleto, isso pode beneficiar o time, mas não para o curto prazo: - O ADUO pode ajudar um pouco, mas não agora. Ele te dá liberdade em continuar desenvolvendo o motor, e o desenvolvimento do motor demora meses. Não é que você desenha algo novo e tem em casa amanhã. Tem todo um tempo que leva do momento que você decide produzir uma peça, então demora alguns meses. Algumas coisas a gente já sabia que nosso motor estaria atrás, então sabíamos que teria o ADUO e a gente conseguiu desenvolver antes, mas outras coisas, não tem muito o que fazer, tem que esperar. Bortoleto destaca que, como o único time estreante do grid e construindo sua própria unidade de potência, a Audi tem mostrado uma rápida evolução na categoria, já que na área de motores, teve que começar tudo do zero – a Sauber usava as unidades de potência da Ferrari até o ano passado. - O progresso da Audi tem sido incrível. A realidade é que você pega uma equipe do zero e contrata pessoas, jovens e experientes, para fazer um motor totalmente do zero. A maioria das pessoas que trabalham na área de motores nunca trabalhou na F1. Então não é que a gente saiu contratando todo mundo de todas as equipes e a gente fez um motor. É do zero. A maioria das pessoas da Ford Red Bull, por exemplo, vem da Mercedes, Ferrari, Honda etc. A Audi já tinha a base da área de motores, porque eles faziam para DTM e outras categorias. Então, a gente já está lutando por pontos em todas as etapas no primeiro ano. Na opinião do brasileiro, o atual desempenho da Audi está impressionando o paddock, inclusive na comparação com outros times que também vivem um momento de estreia, como Cadillac, que é uma nova estrutura usando motores Ferrari, e a Aston Martin, que iniciou uma parceria com a Honda em 2026. - Todo mundo que quiser conversar no paddock está impressionado com os resultados que a Audi tem tido já de cara. Veja por exemplo Cadillac ou até mesmo Aston Martin, olha onde eles estão agora, com todo o investimento, com toda a estrutura, com todas as pessoas que eles trouxeram, eles estão atrás. Essa podia ser a nossa realidade e a gente está muito melhor, então eu estou contente. Infos e horários GP da Áustria de F1 2026 Infoesporte